Pular Navegação (s)

CONHEÇA UM POUCO SOBRE OS SANTOS E SANTAS

 

Santos de Novembro

 
 

SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA

Festa litúrgica: 25 de Novembro

É uma das mais célebres mártires dos primeiros séculos, venerada pela Igreja Ortodoxa como uma grande mártir, e na Igreja Católica é reverenciada como um dos catorze Santos Auxiliadores. Teve um casamento místico com Jesus.

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Festa litúrgica: 27 de Novembro

Nossa Senhora das Graças apareceu 3 vezes à Santa Catarina Labouré. Na primeira aparição revela a Santa Catarina grandes calamidades e perseguições que aconteceriam na França.

Na segunda aparição, a Virgem mandou que fossem cunhadas medalhas, conforme as visões concedidas a Santa Catarina, que deveriam ter escrito : “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. Essa devoção à Nossa Senhora das Graças é conhecida como a “Medalha Milagrosa”.

Na terceira aparição a Virgem Maria aparece pela terceira vez, apresentando a Santa Catarina os mesmos raios luminosos da segunda aparição, dessa vez junto ao tabernáculo, e lhe confirma sua missão de cunhar a medalha.

 
 

Santos de Dezembro

 
 

SANTA BÁRBARA

Festa litúrgica: 04 de Dezembro

Bárbara era uma bela jovem, filha única de um rico senhor, fidelíssimo funcionário do imperador.

Quando conheceu os cristãos de Nicomédia, que lhe comunicaram a mensagem de Jesus Cristo e falaram-lhe sobre o mistério da Santíssima Trindade, ela se converteu ao cristianismo de corpo e alma.

Num impulso de ira, seu pai denunciou-a, fazendo com que Bárbara fosse torturada em praça pública. Quando sua cabeça rolou pelo chão, decapitada, um forte trovão estrondou no ar, um relâmpago flamejou no infinito e, atravessando o céu, diz a tradição, fez cair por terra o corpo sem vida de seu pai.

IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA

Festa litúrgica: 08 de Dezembro

Durante toda a sua vida terrena, Maria foi livre da mancha do pecado. Essa verdade, reconhecida pela Igreja de Cristo, é muito antiga. “Entrando, o anjo disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo’” (Lucas 1,28).

NOSSA SENHORA GUADALUPE

Festa litúrgica: 12 de Dezembro

Virgem Santíssima apareceu a um indígena chamado Juan Diego e pediu que ele fosse até o bispo e lhe pedisse que na colina de Tepeyac, fosse construído um santuário para a honra e glória de Deus. O Bispo por prudência, pediu um sinal da Virgem ao indígena.

A Virgem deu rosas ao indígena e disse “ Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao Bispo. Diga-lhe em meu nome que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre a sua “tilma” (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém, só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita”.

O prelado viu não somente as rosas, mas o milagre da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, pintada prodigiosamente no manto do humilde indígena. Ele levou o manto com a imagem da Santíssima Virgem para a capela e, ali, em meio às lágrimas, pediu perdão a Nossa Senhora. Era o dia 12 de dezembro de 1531.

 
 
Enviar mensagem no WhatsApp